“Superposição 0,1”

ATELIÊ E PROCESSOS

12/8/2025

“Superposição 0,1” é a segunda tela de uma série de pinturas a óleo que iniciei há poucos meses inspiradas em uma frase que digo muito em minhas aulas: “Dentro da sombra há luz”.

Nessa série mergulho na minha pesquisa de como cada superfície se apresenta a partir da luz e da sombra que incide sobre elas. Escolhi cenas onde a luz é baixa.

O nome “Superposição 0,1” é uma referência à superposição quântica, um conceito fundamental da mecânica quântica. Significa que uma partícula quântica, como um elétron ou um fóton, pode estar em múltiplos estados ao mesmo tempo, até que uma medição ou observação force o sistema a colapsar para um único estado definido, como visto no famoso experimento mental do Gato de Schrodinger, em que o gato está vivo e morto ao mesmo tempo até a caixa ser aberta.

No contexto da computação quântica usamos os qubits em vez dos bits. Enquanto o bit é 0 ou 1, o qubit pode ser 0 e 1 ao mesmo tempo.

Uso essa ideia como metáfora e a levo para a minha intimidade, encenada na sala com a cadeira. Na construção do nosso lar, eu sou o 0, carregando minha visão inicial do que significa habitar um espaço. Minha esposa é o 1, com suas próprias formas de imaginar esse mesmo lugar. E aquilo que nasce entre nós, o ambiente que criamos juntos, é o qubit: uma presença viva que existe como 0 e 1 ao mesmo tempo, feita da sobreposição de nossos rastros.

Trilha:
Яна
смерть в летнюю полночь
2016 - Track