Pular para o conteúdo

Pretatitude: Insurgências, emergências e afirmações na arte afro-brasileira contemporânea

2018 a 2021

Exposição Coletiva Itinerante
Sesc Ribeirão Preto, Sesc São Carlos, Sesc Vila Mariana, Sesc Santos e Sesc Rio Preto

Curadoria: Claudinei Roberto da Silva

Sesc Rio Preto 2020/2021
De 17 de novembro de 2020 a 21 de março de 2021

Sesc Santos 2019/2020
Abertura no dia 10 de setembro, às 20h
Visitação: de 11 de setembro a 26 de janeiro 2020

Sesc Vila Mariana 2019
Abertura: 16 de maio, quinta-feira, às 19h30.
Visitação: de 17 de maio a 18 de agosto
1º Encontro Artistas convidados: Aline Motta, Wagner Celestino e Janaína Barros.
26/06, quarta, 19h, 2º Encontro Artistas convidados: Lídia Lisboa, Rosana Paulino e Peter de Brito.
Local: Espaço da Palavra e Auditório

Sesc São Carlos 2018
Abertura 29 de agosto, quarta, às 20h.
Performance Casulo, com Lídia Lisboa. A partir da obra vestível trabalhada em crochê, a artista elabora um conceito muito peculiar que trata do recolhimento e libertação, da mesma forma como ocorre no processo de transformação da borboleta.
Visitação de 30 de agosto a 9 de dezembro
Bate-papo PretAtitude: Uma conversa sobre o conceito da exposição PretAtitude e as trajetórias e processos de criação dos artistas participantes da mostra. Com Aline Motta, André Ricardo, Eneida Sanches, Janaína Barros,Lídia Lisboa, Luiz 83, Marcio Marianno, Peter de Brito, Wagner Celestino. Mediação Claudinei Roberto.
Dia 30, quinta, às 19h30.

Sesc Ribeirão Preto 2018
Abertura dia 23 de fevereiro, às 20h.
Visitação de 24 de fevereiro a 06 de maio

A exposição apresenta um recorte da produção afro-brasileira contemporânea a partir de trabalhos de artistas consagrados e emergentes, todos insurgentes na afirmação de suas vocações ante as adversidades que transcendem o universo da arte.
São obras de caráter muito variado e que permitem especulações sobre identidade, memória, política do corpo negro, gênero e formulações de caráter político que não abdicam da complexidade que o lugar da fala dos artistas contempla.
Por meio de produções que têm em comum a grande espessura poética e potência estética, combinados em audaciosos e delicados arranjos conceituais, a exposição reúne trabalhos de Aline Motta, André Ricardo, Betto Souza, Eneida Sanches, Janaina Barros, Juliana dos Santos, Laércio, Lídia Lisboa, Luiz 83, Marcelo D’Salete, Marcio Marianno, No Martins, Peter de Brito, Rosana Paulino, Santídio Pereira, Sidney Amaral, Wagner Celestino e Washington Silveira.
Essa seleção de artistas sugere um panorama da realização atual da arte afro-brasileira, realçando a qualidade das pesquisas conceituais e formais alcançadas, às vezes em condições de produção adversas, mas nem por isso carentes de melhores soluções.

Sesc Rio Preto

Sesc Santos

Sesc Vila Mariana

Sesc São Carlos

Sesc Ribeirão Preto